O que a doula pode fazer pela gestante?!

Você sabe o que é uma doula?Se não, vou explicar aqui rapidinho.

A palavra doula vem do grego e quer dizer aquela que serve.

Doula é uma profissional capacitada para dar suporte físico e emocional para a gestante. Ela não faz parte do corpo técnico de atendimento, mas tem conhecimentos técnicos suficiente para servir de interface entre a equipe médica e o casal.
E você sabe o que a doula pode fazer pela gestante?!

Ela pode ajudar a gestante/casal à encontrar uma equipe respeitosa e orientada em MBE (Medicina Baseada em Evidência). Ela auxilia na confecção do plano de parto (tema para outro post). Ela orienta ao casal sobre as fases do trabalho de parto e o que fazer ou esperar em cada momento, preparando emocionalmente tanto a mulher, quanto ao companheiro. Por ter conhecimento sobre como funciona o modelo obstétrico da sua região, a doula também pode explicar ao casal as diversas opções de onde parir de forma respeitosa da sua cidade.

Durante o trabalho de parto ativo, ela estará ao seu lado a todo momento, te encorajando a seguir nos momentos de maior fragilidade, sendo o suporte emocional tanto para a parturiente quanto ao companheiro; e suporte físico, aplicando técnicas não-farmacológicas para o alívio das dores. E continuará com você mesmo após o nascimento do bebê, te auxiliando nas primeiras tentativas de amamentação.

 E no pós-parto, a doula ajuda a mulher no processo de amamentação e nas inúmeras questões que surgem no puerpério.


Outro ponto importante do trabalho da doula é o suporte contínuo.

Existem profissionais do corpo técnico, com uma visão muito humana do processo e que eventualmente pode dar um amparo emocional à mulher durante o trabalho de parto. No entanto, este apoio não é contínuo como o que a doula oferece. E essa é uma grande diferença. Vou dar um exemplo. Tenho uma prima italiana que pariu num hospital que é a favor do parto normal, mas a lembrança mais profunda que ela teve foi de solidão e desamparo onde teve somente uma única pessoa do corpo médico que chegou dando algum tipo de amparo, mas num curto intervalo de tempo. Todo resto do tempo ela se sentiu insegura, desamparada e confusa sobre o processo. Claro que estou falando de um atendimento de plantonista que é diferente de atendimento um para um. Mas quis mostrar nesse exemplo a importância do suporte contínuo que é exatamente o que a doula faz.

E os estudos mostram que o suporte contínuo durante o trabalho de parto oferecido por acompanhante capacitado:

* Aumenta as taxas de parto normal

* Reduz a duração do TP e a necessidade de analgesia

* Maior satisfação com a experiência de parto


Outra pergunta que muitas se fazem: mas será que meu marido ou minha mãe não podem ser “minha doula”?!

Claro que é sempre de escolha da mulher os personagens que estarão presentes durante o trabalho de parto dela. Mas a questão é que tanto o marido, quanto a avó tem um envolvimento emocional e digo até mesmo espiritual com a mulher e com o bebê de uma forma muito profunda, o que já prejudicaria qualquer tipo de apoio emocional àquela mulher em trabalho de parto. E digo mais… o pai também é um dos protagonistas do processo e precisa também de orientação e suporte emocional assim como a gestante. Sem contar que esse pai ou essa avó não teria conhecimentos técnicos suficientes (e experiência no processo) para entender que certos tipos de acontecimentos durante o TP são eventos que estão dentro da normalidade e não são patológicos.

Ou seja, o acompanhante não substitui a doula, assim como a doula de forma alguma substitui o acompanhante/pai que tem um papel fundamental no processo.
Lembrando que a doula é SEMPRE de escolha da mulher. E que empatia pela profissional é peça fundamental para a escolha de quem estará ao seu lado nesse momento tão especial de sua vida.

Se você busca um parto normal e tem plena consciência de que ser respeitada é um direito seu, não deixe de procurar uma doula para te ajudar nessa busca.

Aline Barreto Mendes

Doula, Educadora Perinatal, Consultora de amamentação, Coordenadora do Maternidade Suave e Sócia-proprietária do Espaço Mater Luz.

Deixe um comentário