Plano de parto

Muita gente me pergunta sobre o plano de parto.

Você sabe o que é plano de parto?

Plano de parto nada mais é do que um documento redigido pela gestante onde ela descreve os procedimentos que ela não gostaria de ser submetida, assim como outras medidas que ela faz questão de que aconteça, muito relacionado ao ambiente do parto e ao respeito à fisiologia do parto dela. E isso se estende ao bebê também, com requisições distintas.

E então esse documento é apresentado ao corpo de saúde que estará atendendo essa mulher no dia do trabalho de parto.

Se a mulher estiver fazendo seu pré-natal com médico particular com modelo de atendimento um-para-um, ela deve apresentar e discutir os tópicos do plano de parto um pouco antes de entrar a termo. Se a mulher escolher parir pelo SUS é importante levar este plano de parto em três vias. Uma via ficará com a equipe de admissão, outra via com a equipe que lhe assistirá durante o parto e outra com o seu acompanhante.

Segue abaixo um modelo de plano de parto que pode ser tirado como exemplo. Você pode fazer modificações de acordo com o seu desejo. Só um modelo para te guiar na confecção do plano de parto.

_________________________________________________________________

PLANO DE PARTO

Estamos cientes de que o parto pode tomar rumos diferentes do esperado. Mesmo assim, listamos abaixo nossas preferências em relação ao nascimento de nosso bebê, caso tudo transcorra de forma tranquila. Sempre que os planos não puderem ser seguidos conforme solicitamos, gostaríamos de ser previamente avisados e consultados a respeito das alternativas.

  1. Trabalho de parto:
  • Presença de meu marido e doula.
  • Sem perfusão contínua de soro.
  • Liberdade para beber água e sucos enquanto seja tolerado.
  • Liberdade para caminhar e mudar de posição.
  • Liberdade para o uso ilimitado da banheira e/ou chuveiro.
  • Monitoramento fetal: apenas se for essencial, e não contínuo.
  • Analgesia: peço que não seja oferecido anestésicos ou analgésicos.
  • Gostaria de música em som ambiente com playlist de minha escolha. Caso a música me incomode, pedirei para desligar.

2. Durante o nascimento:

  • Gostaria de liberdade de posição, mas aceito sugestões da doula ou equipe médica que estiver me atendendo;
  • Prefiro fazer força quando me der vontade, em vez de ser guiada pelo processo.
  • Gostaria de um ambiente especialmente calmo nessa hora. Não gostaria de ouvir conversas paralelas que possam atrapalhar a minha entrega neste momento.
  • Não desejo episiotomia, a não ser que esteja estritamente necessário, como por exemplo: meu bebê está com BCF não tranquilizadores, meu períneo se mostra rígido e ele tem que nascer rápido e a epsiotomia se mostra uma forma de acelerar o nascimento.
  • Não desejo que seja utilizado manobra de Kristeller de forma alguma.
  • Não pedir que eu realize manobra de Valsava.
  • Após o nascimento, gostaria de ter o bebê imediatamente colocado na altura da minha mama e se houver necessidade de succionar as vias respiratórias, prefiro que seja feito enquanto ele está comigo. (OU: Gostaria que o bebê fosse colocado em meu colo quando eu me sentir preparada para segurá-lo, pois após o parto posso precisar de uma pausa até dar conta de que realmente pari um bebê. Gostaria que esse contato fosse gradativo. Na hora eu decido se vou querer que ele seja colocado imediatamente em meu colo ou não)
  • Gostaria que o bebê seja limpo, sê necessário, em meu colo. E quando digo limpar, quero dizer retirar os rastros de sangue, mecônio (caso tenha) e resquícios do líquido amniótico. Não quero que ele seja esfregado de forma rude. Gostaria que mantivessem o vérnix.
  • O pai cortará o cordão umbilical, depois que esse parar de pulsar.

 

3. Após o parto:

  • Aguardar expulsão espontânea da placenta com auxílio da amamentação.
  • Entendo que o parto só termina depois que a placenta nasce, então peço que o mesmo ambiente tranquilo e de respeito seja mantido até o nascimento da placenta. Sem falatório, escutando no máximo o choro do bebê.
  • O bebe deve ficar comigo o tempo todo, mesmo para avaliação e exames.
  • Liberação para o pós-parto o quanto antes.
  • Alta o quanto antes.

 

4. Cuidados com o bebê:

  • Amamentação sob livre demanda, não oferecer água glicosada ou bicos.
  • Alojamento conjunto o tempo todo.
  • Pediatra fará a avaliação do meu bebê na minha presença.
  • Não aplicar o colírio de Nitrato de Prata;
  • Pode aplicar a vacina de vitamina K;
  • Vacina de hepatite B;
  • O bebê sairá da sala de pré-parto vestido com roupas próprias;
  • NÃO AUTORIZAMOS que o bebê seja banhado por terceiros, o banho será dado pelos pais;
  • Estando o bebê bem, peço que meu bebê não fique na incubadora da maternidade;
  • Após ser apresentado para a família no berçário, gostaria que meu bebê fosse direto para o meu quarto.

 

5. Caso a cesárea seja necessária:

  • Gostaria de, se possível, ter tempo a sós com meu marido para tomar/aceitar esta decisão;
  • Gostaria da presença de meu marido e a doula.
  • Anestesia sem sedação.
  • Gostaria de ver a hora do nascimento, com o rebaixamento do protetor ou por um espelho.
  • Após o nascimento, gostaria que colocassem o bebê sobre meu peito e que minhas mãos estejam livres para segurá-lo.
  • Gostaria que o cordão fosse cortado, somente depois de parar de pulsar, caso seja possível.
  • Amamentação o quanto antes.

Deixe um comentário